O projeto de marketing (inexistente)
Depois de pensar sobre este assunto (falta de projeto de marketing) decidi escrever (já há algum tempo que tenho guardado no PC) para vocês também darem a vossa opinião.
Sei que o Portimonense (clube) é uma coisa e Portimonense (SAD) é outra, mas neste momento Portimonense (clube) não é nada sem o Portimonense (SAD) e o Portimonense (SAD) não é nada sem o Portimonense (clube)… Este divórcio em clube e SAD não é benéfico para ninguém e a principalmente a SAD (presidente) têm que perceber isso!!! Por não perceberem isso, é que nada está a funcionar!!!
A SAD não tem nenhuma estratégia de marketing de comunicação com o exterior (sócios, adeptos, comunicação social, etc), aliás não existe comunicação, apenas o Instagram do presidente!!!
Eu gosto de copiar… copiar coisas que os outros fazem… BEM
E neste ponto olhamos para por exemplo: Paços de Ferreira, Rio Ave (2.º liga) entre outros que fazem uma aposta de marketing muito atrevida na apresentação de jogadores, nos dias de jogos, a própria cidade (Vizela é um grande, grande exemplo) respira o clube principalmente nos dias de jogos.
Falando agora do nosso clube, podíamos fazer tanta coisa para termos + sócios + adeptos nas bancadas em dia de jogo!!!
A cidade têm que estar com o clube!!! Em dias de jogos há muita gente que nem sabe que o clube joga, apenas se passarem ao pé do estádio que estão lá as fitas da PSP para ninguém estacionar!!!
Sócios
Fazer campanha de angariação junto de todas as escolas do concelho (públicas e privadas) em que se o pai/mãe se fizerem sócios o filho também fica sócio, e o filho não paga cotas nem entrada nos jogos (até aos 18 anos).
Com esta medida podiam aumentar o n.º de sócios e nos dias de jogos teríamos mais adeptos no estádio!!!
Acabar com a alucinante venda de bilhetes a quem tem lugar cativo!!! Deve ser o único clube no mundo que os sócios pagam cotas, lugar cativo e bilhete em dias de jogos!!! SURREAL
Nos dias de jogos o sócio levar mais um acompanhante sem qualquer custo adicional, assim em vez de termos 1000 pessoas, teríamos 2000 pessoas.
Cativar empresas para a colocação de publicidade (sabemos que as empresas estão a passar um mau bocado), mas com a publicidade podíamos “oferecer” por exemplo, que os empregados ou só os patrões sejam sócios (sem pagarem cotas) e alguns descontos nos bilhetes para os jogos.
Marketing – Há vários outdoors pelo concelho, em qual deles temos algum com a imagem do clube?
Vários exemplos: 1 ou 2 dias antes dos jogos andar um carro pela cidade a promover o jogo (tipo quando andam os partidos em campanha eleitoral), tipo a moda antiga!!!
Colocar várias tarjas pela cidade, a apoiar os jogadores, como a claque já fez em várias ocasiões.
Ter uma mascote para nos jogos, para poder animar os adeptos no início e intervalo, terem cheerleaders ou junto das associações de ginástica nos inícios e intervalos dos jogos poderem fazer atuações, isto também traz a família destes jovens a irem assistir aos jogos!!!
Para que serve termos a melhor relva, luzes iguais às do Real Madrid, se depois não temos “ninguém” no estádio!!!
A luz do estádio dá para fazer um espetáculo de luzes, como fazem muito por exemplo na Alemanha, se temos, porque não fazemos?
Desculpem o texto exagerado, mas é aquilo que me vai na alma, não sendo um expert em marketing, acho que estas “ideias” com apenas 2 a 3 pessoas num departamento de comunicação chegava!!!
Texto de Ricardo Gonçalves